Ensino em EAD
A educação
a distancia ela é utilizada em situações onde o presencial não da conta, ou
levaria muito tempo para atingir um numero grande de alunos em pouco tempo. As
instituições que trabalham com educação à distância ou em cursos parcialmente à
distância utilizam a internet como um meio complementar.
A integração entre a
tecnologia digital com os recursos da telecomunicação, que originou a internet,
evidenciou possibilidades de ampliar o acesso à educação, embora esse uso não
implique práticas mais inovadoras e não represente mudanças nas concepções de
conhecimento, ensino e aprendizagem ou nos papéis do aluno e do professor. No entanto, o fato de mudar o meio em que a
educação e a comunicação entre alunos e professores se realizam traz mudanças
ao ensino e à aprendizagem não representem mudanças nas concepções de
conhecimento, ensino e aprendizagem ou nos papéis do aluno e do professor. No
entanto, o fato de mudar o meio em que a educação e a comunicação entre alunos
e professores se realizam traz mudanças ao ensino e à aprendizagem que precisam
ser compreendidas ao tempo em que se analisam as potencialidades e limitações
das tecnologias e linguagens empregadas para a mediação pedagógica e a aprendizagem
dos alunos. Participar
de um curso à distância em ambientes digitais colaborativos de aprendizagem
significa mergulhar em um mundo virtual cuja comunicação se dá essencialmente
pela leitura e interpretação de materiais didáticos textuais e hipertextos,
pela leitura da escrita do pensamento do outro, pela expressão do próprio
pensamento por meio da escrita. Significa conviver com a diversidade e a
singularidade, trocar ideias e experiências, realizar simulações, testar
hipóteses, resolver problemas e criar novas situações, engajando-se na
construção coletiva de uma ecologia da informação, na qual valores, motivações,
hábitos e práticas são compartilhados. Cada participante do ambiente tem à
oportunidade de percorrer distintos caminhos, nós e conexões existentes entre
informações, textos, hipertextos e imagens; ligar contextos, mídias e recursos;
tornar-se receptor e emissor de informações, leitor, escritores e comunicador;
criar novos nós e conexões, os quais representam espaços de referência e
interação que pode ser visitado, explorado, trabalhado, não caracterizando
local de visita obrigatória. Vivemos em
uma sociedade em transformação, as tecnologias digitais e a conexão
generalizada criam uma nova cultura. A ead é uma modalidade educacional cujos
desenvolvimentos relacionam-se com a administração do tempo pelo aluno, o
desenvolvimento da autonomia para realizar as atividades, desde que respeitadas
às limitações de tempo imposto pelo andamento das atividades do curso, o aluno
é responsável pela maior parte de seus aprendizados, e há também o dialogo dos
alunos com o professor nos fórum como trocas de informações. A partir disso, o
"estar junto virtual" indica o papel do professor como orientador do
aluno que acompanha seu desenvolvimento no curso. Imagina um estudante solitário
sentado na frente da tela do computador, e que os cursos em E.A.D são menos exigentes que o presencial você, e os professores menos preparados, você precisa rever seus conceitos. Saiba mais em:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/quem-quem-ead-educacao-distancia-pedagogia-697855.shtml
As
relações que podem se estabelecer entre todos os participantes evidenciando um
processo educacional colaborativo no qual todos se comunicam com todos e podem
produzir conhecimento, como ocorre nas comunidades virtuais colaborativas. Para os professores ensinar
em ambientes digitais e interativos de aprendizagem significa: organizar
situações de aprendizagem, planejar e propor atividades, disponibilizar materiais
de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens. Ser um professor que atue
como mediador e orientador do aluno.Com o uso de ambientes digitas de
aprendizagem, redefine-se o papel do professor que finalmente compreender a importância
de ser parceiro de seus alunos e escritor de suas ideias e propostas, aulas que
navega junto com os alunos, apontado as possibilidades dos novos caminhos para
o conhecimento, o professor provoca o aluno a descobrir novos significados. O professor se faz presente em determinados momentos para acompanhar o aluno, mas não entra no jogo corpo a corpo, nem tem
o papel de controlar seu desempenho. das 13 áres em
que se podem comparar estudantes da educação presencial com aqueles a distancia,
em sete os alunos de E.A.D levaram a melhor, saiba mais em: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=2644 É
por meio da ação e da interação em rede que realizam trocas de toda natureza,
compartilham experiências, aprendizagens, ideias, projetos, constroem conhecimento
de forma colaborativa e cooperativa.
Segundo Trein e Backes (2009), histórica e culturalmente, a natureza do
espaço destinado ao viver, ao conviver e ao desenvolvimento dos processos de
ensino e de aprendizagem é físico.É na sala de aula da escola ou da
universidade, na presença física do educador e do aluno, que esses processos
acontecem. No entanto, atualmente sabemos que esse viver e conviver pode
ocorrer tanto em contextos presenciais físicos quanto em contextos digitais
virtuais, num imbricamento de ?mundos físicos analógicos? com mundos digitais
virtuais? Em ambos, é fundamental que professores e alunos configurem juntos
esse espaço de convivência educacional.
Saiba mais em:http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B9AB58B41-F005-49B0-8C0272837313E465%7D_emaberto84.pdf
A representação e a apropriação de espaço
virtual permitem o desenvolvimento de novas formas de raciocínio e conhecimento
para o aluno.De acordo com o Exame nacional de Desempenho dos Estudantes (enad/MEC),
A rapidez com que as informações circulam é enorme, vivemos um momento totalmente distinto dos que viveram os nossos pais e avós. A geração atual é tecnológica e digital, é necessário que o professor do século XXI acompanhe essas mudanças e esteja sempre se atualizando para não correr o risco de ser um professor do passado. Apesar de o educador ter a responsabilidade de familiarizar os seus alunos com as novas tecnologias, não poderá realizar sem um suporte, por parte da instituição de ensino. A escola tem o dever de oferecer formação a esses educadores, para posterior utilização e direcionamento para o trabalho pedagógico. No entanto, percebe-se que essas formações ainda são muito raras e, quando existem, poucos professores se dispõem a participar. Mais> http://www.pedagogia.com.br/artigos/novastecnologias1/
Segundo Moran educar é colaborar para que professores e
alunos - nas escolas e organizações
transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É
ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e
profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de
compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais,
sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.Educação a
distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde
professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão
normalmente juntos, fisicamente, mas
podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as
telemáticas, como a Internet. A educação a distância pode ser
feita nos mesmos níveis que o ensino regular.No ensino fundamental, médio,
superior e na pós-graduação.É mais adequado para a educação de adultos,
principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como
acontece no ensino de pós-graduação e também
no de graduação.Mais>JMMoran-2008-prodocente.redintel.com.br http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm
O reconhecimento de que recursos de comunicação e
informação, disponíveis na Internet, podem e devem ser utilizados como
componentes pedagógicos pela educação e para a educação.O que acontece com o
ensino em E.A.D é que através da internet torna possível a formação escolar,
cursos técnicos, graduação e pós- graduação de pessoas que não tem tempo ou
recursos financeiros para estudar. E mesmo sendo a distância são eficazes e
capazes de formar profissionais competentes.
M Moran - 2008 - prodocente. redintel.com.br
JM Moran - SILVA, Marco (Org.).
Educação online: teorias,…, 2003 - books. google.com
Grupo:
R.A
Caroline Porfírio 913117229
Ednalva Andrade 913115174
Keila Rezende 913117940
Michele Regina 913115160
Marilucia Castor 913110768
Raimunda de Santana 913121494
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