quarta-feira, 12 de junho de 2013

Relação Professor e Aluno

Relação Professor e Aluno
Ensino em EAD


A educação a distancia ela é utilizada em situações onde o presencial não da conta, ou levaria muito tempo para atingir um numero grande de alunos em pouco tempo. As instituições que trabalham com educação à distância ou em cursos parcialmente à distância utilizam a internet como um meio complementar. A integração entre a tecnologia digital com os recursos da telecomunicação, que originou a internet, evidenciou possibilidades de ampliar o acesso à educação, embora esse uso não implique práticas mais inovadoras e não represente mudanças nas concepções de conhecimento, ensino e aprendizagem ou nos papéis do aluno e do professor.  No entanto, o fato de mudar o meio em que a educação e a comunicação entre alunos e professores se realizam traz mudanças ao ensino e à aprendizagem não representem mudanças nas concepções de conhecimento, ensino e aprendizagem ou nos papéis do aluno e do professor. No entanto, o fato de mudar o meio em que a educação e a comunicação entre alunos e professores se realizam traz mudanças ao ensino e à aprendizagem que precisam ser compreendidas ao tempo em que se analisam as potencialidades e limitações das tecnologias e linguagens empregadas para a mediação pedagógica e a aprendizagem dos alunos.  Participar de um curso à distância em ambientes digitais colaborativos de aprendizagem significa mergulhar em um mundo virtual cuja comunicação se dá essencialmente pela leitura e interpretação de materiais didáticos textuais e hipertextos, pela leitura da escrita do pensamento do outro, pela expressão do próprio pensamento por meio da escrita. Significa conviver com a diversidade e a singularidade, trocar ideias e experiências, realizar simulações, testar hipóteses, resolver problemas e criar novas situações, engajando-se na construção coletiva de uma ecologia da informação, na qual valores, motivações, hábitos e práticas são compartilhados. Cada participante do ambiente tem à oportunidade de percorrer distintos caminhos, nós e conexões existentes entre informações, textos, hipertextos e imagens; ligar contextos, mídias e recursos; tornar-se receptor e emissor de informações, leitor, escritores e comunicador; criar novos nós e conexões, os quais representam espaços de referência e interação que pode ser visitado, explorado, trabalhado, não caracterizando local de visita obrigatória.  Vivemos em uma sociedade em transformação, as tecnologias digitais e a conexão generalizada criam uma nova cultura. A ead é uma modalidade educacional cujos desenvolvimentos relacionam-se com a administração do tempo pelo aluno, o desenvolvimento da autonomia para realizar as atividades, desde que respeitadas às limitações de tempo imposto pelo andamento das atividades do curso, o aluno é responsável pela maior parte de seus aprendizados, e há também o dialogo dos alunos com o professor nos fórum como trocas de informações.  A partir disso, o "estar junto virtual" indica o papel do professor como orientador do aluno que acompanha seu desenvolvimento no curso. Imagina um estudante solitário sentado na frente da tela do computador, e que os cursos em E.A.D são menos exigentes que o presencial você, e os professores menos preparados, você precisa rever seus conceitosSaiba mais em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/quem-quem-ead-educacao-distancia-pedagogia-697855.shtml
As relações que podem se estabelecer entre todos os participantes evidenciando um processo educacional colaborativo no qual todos se comunicam com todos e podem produzir conhecimento, como ocorre nas comunidades virtuais colaborativas. Para os professores ensinar em ambientes digitais e interativos de aprendizagem significa: organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades, disponibilizar materiais de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens. Ser um professor que atue como mediador e orientador do aluno.Com o uso de ambientes digitas de aprendizagem, redefine-se o papel do professor que finalmente compreender a importância de ser parceiro de seus alunos e escritor de suas ideias e propostas, aulas que navega junto com os alunos, apontado as possibilidades dos novos caminhos para o conhecimento, o professor provoca o aluno a descobrir novos significados. O professor se faz presente em determinados momentos para acompanhar o aluno, mas não entra no jogo corpo a corpo, nem tem o papel de controlar seu desempenho.    das 13  áres  em que se podem comparar estudantes da educação presencial com aqueles a distancia, em sete os alunos de E.A.D levaram a melhor, saiba mais em: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=2644    É por meio da ação e da interação em rede que realizam trocas de toda natureza, compartilham experiências, aprendizagens, ideias, projetos, constroem conhecimento de forma colaborativa e cooperativa.  Segundo Trein e Backes (2009), histórica e culturalmente, a natureza do espaço destinado ao viver, ao conviver e ao desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem é físico.É na sala de aula da escola ou da universidade, na presença física do educador e do aluno, que esses processos acontecem. No entanto, atualmente sabemos que esse viver e conviver pode ocorrer tanto em contextos presenciais físicos quanto em contextos digitais virtuais, num imbricamento de ?mundos físicos analógicos? com mundos digitais virtuais?  Em ambos, é fundamental que professores e alunos configurem juntos esse espaço de convivência educacional.  Saiba mais em:http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B9AB58B41-F005-49B0-8C0272837313E465%7D_emaberto84.pdf
A representação e a apropriação de espaço virtual permitem o desenvolvimento de novas formas de raciocínio e conhecimento para o aluno.De acordo com o Exame nacional de Desempenho dos Estudantes (enad/MEC),

A rapidez com que as informações circulam é enorme, vivemos um momento totalmente distinto dos que viveram os nossos pais e avós. A geração atual é tecnológica e digital, é necessário que o professor do século XXI acompanhe essas mudanças e esteja sempre se atualizando para não correr o risco de ser um professor do passado. Apesar de o educador ter a responsabilidade de familiarizar os seus alunos com as novas tecnologias, não poderá realizar sem um suporte, por parte da instituição de ensino. A escola tem o dever de oferecer formação a esses educadores, para posterior utilização e direcionamento para o trabalho pedagógico. No entanto, percebe-se que essas formações ainda são muito raras e, quando existem, poucos professores se dispõem a participar. Mais> http://www.pedagogia.com.br/artigos/novastecnologias1/
Segundo Moran educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações  transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente  juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular.No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação.É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada  de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação  e  também no de  graduação.Mais>JMMoran-2008-prodocente.redintel.com.br http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm    
O reconhecimento de que recursos de comunicação e informação, disponíveis na Internet, podem e devem ser utilizados como componentes pedagógicos pela educação e para a educação.O que acontece com o ensino em E.A.D é que através da internet torna possível a formação escolar, cursos técnicos, graduação e pós- graduação de pessoas que não tem tempo ou recursos financeiros para estudar. E mesmo sendo a distância são eficazes e capazes de formar profissionais competentes.
 
 
                                                    
 



Referencias Bibliográficas:        
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=2644 

M Moran - 2008 - prodocente. redintel.com.br                             
JM Moran - SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias,…, 2003 - books. google.com
 
 
  Grupo:                              R.A
 Caroline Porfírio               913117229
 Ednalva Andrade              913115174
 Keila Rezende                    913117940
 Michele Regina                  913115160
Marilucia Castor                 913110768
Raimunda de Santana        913121494



 

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