segunda-feira, 17 de junho de 2013

A corporeidade presente em nossa vida

"O corpo é meu referencial com o mundo. É por meio dele que existo e me relaciono com os demais." Fabrin


Ingressamos muito cedo na escola, e desde então, participamos de atividades recreativas e de educação física. Enquanto pequenas, não damos a mínima importância para o nosso corpo, afinal, criança não se importa com isso, e só quer brincar. Fazemos a aula de educação física por gostar de correr, jogar bola, brincar de queimada e de pega-pega com nossos amigos. E isso caracteriza nossa infância. 


Já quando somos adolescentes, percebemos que a percepção do corpo na escola sempre esteve presente, nas brincadeiras, na separação de gênero imposta pela sociedade, no preconceito que existe com a aparência das pessoas, no individualismo, na educação física alienada pelo professor, e no comando com o corpo. 

Hoje vemos o corpo como algo que precisar ser ''cultivado'', principalmente pela mídia, que vende a ideia de que é necessário ter um corpo escultural e magro. Mas, esquecemos que o corpo não representa só beleza, através deles somos capazes de demonstrar sentimentos e desejos. 
Através da vivência desde o nascimento até a escola percebemos que nosso corpo é visto como resposta do passado, agindo da forma que nos foi ensinada, porém há mudanças, devido na fase adulta adquirirmos mais liberdade para agir segundo as nossas vontades e necessidades. 
Através das aulas de Linguagem Corporal, tivemos a oportunidade de aprender e compreender o nosso corpo. Aprendemos que o corpo age em função da mente, expressando nossas atitudes e sentimentos, auxiliando na identificação de comportamentos que surgem  no indivíduo por conta de traumas e sofrimentos. Através desta identificação, podemos ajudar nossas crianças com as dificuldades do dia a dia. 
As atividades práticas ajudam muito na mudança do corpo do indivíduo, quando ele passa a interagir com as pessoas de sua sala, ele adquire confiança e autoestima e isso passa a refletir na sua vida naturalmente. A linguagem corporal na escola é de extrema importância, porque nos dá a solução de identificar os problemas ocorridos no dia a dia do aluno, que é expresso pelo corpo, para que futuramente não cause opressão, e dificuldade para se relacionar com a  sociedade. 

Weil (2004) "pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você."   

Bruna dos Santos - 913114413, Cinthia Fernandes - 913114595, Jéssica Karla - 913120976, Roseane Guimarães - 913118998, Thaís Oliveira - 913119622.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário