sábado, 15 de junho de 2013

Inclusão Digital na Educação



Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 
A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.Nunca se falou tanto sobre inclusão digital quanto agora. Também há muito não se fala da educação como fator determinante de mudanças como nos últimos anos. O tema começa a interessar todos e não exclusivamente educadores e profissionais ligados, de uma forma ou de outra, a educação. Acredita-se que este despertar acontece principalmente pela disponibilidade da informação, advinda da tecnologia e da facilidade de obtenção desta.Hoje existe uma quantidade imensurável de informação, seja esta útil ou não. Somos bombardeados todos os dias em todas as mídias possíveis com informações de todas as áreas do conhecimento. Mas somente “estar ligado” é discutível. Precisamos criar uma seletividade tão grande quanto a massa de informação recebida senão nosso papel continuará ser de coadjuvante nos acontecimentos do planeta.Este é um dos desafios da inclusão digital. Somente inserir o indivíduo no mar de informação é pouco diante dos desafios apresentados. 
É necessário, principalmente, prepará-lo para ser seletivo e ter possibilidade de tirar o melhor proveito possível daquilo que recebe. Isto demanda muito mais que um computador ou uma conexão com qualquer provedor de informações, seja este a Internet ou até mesmo a televisão. Demanda a mudança de paradigmas na educação hoje existente e oferecida a todos nós brasileiros.Aos poucos essas inovações digitais educacionais já estão acontecendo em escolas públicas e particulares no Brasil, veja esta matéria que o programa Fantástico exibida em Março de 2013.



Caso queiram saber mais sobre os Telecentros espalhados pelo Estado de São Paulo acesse:


Daiane Tavares  
Rosiléia Cruz
Tatiane Holanda

RA:913118220
RA:913121453
RA:913117077







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