A Contribuição da Internet no Processo de Escolarização
- Segundo Moran... ‘’A Internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. A facilidade de, digitando duas ou três palavras nos serviços de busca, encontrar múltiplas respostas para qualquer tema é uma facilidade deslumbrante, impossível de ser imaginada há bem pouco tempo. Isso traz grandes vantagens e também alguns problemas.’’
A partir deste trecho retirado do texto ‘'Como utilizar a Internet na educação’' de Moran, podemos perceber que a internet contribui de várias formas no processo de escolarização. Segundo ele a internet cria possibilidades e pode trazer grande contribuição desde a pré-escola se utilizada de forma correta por professores e pais também, afinal a educação principalmente no início do ciclo escolar começa em casa.
Hoje com a globalização a maioria das pessoas tem fácil acesso as tecnologias, seja na escola, no trabalho ou em casa, com isso cria-se inúmeras possibilidades de aprendizagem, podemos utilizar sites mesmo que não sejam educativos para ensinar, há pessoas que prefiram um ensino à distância para facilitar o seu processo educativo, independentemente do pesquisado, através das redes temos que saber filtrar o conteúdo a ser ensinado e aprendido.
A internet facilita a vida de educadores e alunos, a comunicação muitas vezes torna-se mais acessível. É possível atingir um maior nível de interatividade e uma maior integração entre os vários elementos das novas tecnologias, e usando todas essas possibilidades a favor da educação conseguiremos construir uma educação de qualidade em qualquer fase do processo.
Separamos alguns artigos que provam que com a internet podemos nos conectar e interagir com o mundo, na educação é extremamente necessário essa interação para que possamos aprender através das possibilidades e dos conhecimentos dos demais. Os artigos a seguir foram retirados de diversos sites e provam através de pesquisas cientificas que a internet é extremamente benéfica no processo de escolarização.
Como utilizar a Internet na educação
José Manuel Moran
Resumo
Relato e análise de experiências pessoais e institucionais que utilizam a Internet na educação presencial como pesquisa, apoio ao ensino e como comunicação. Avalia os avanços e problemas que estão acontecendo atualmente e mostra que a Internet é mais eficaz, quando está inserida em processos de ensino-aprendizagem e de comunicação que integram as dimensões pessoais, as comunitárias e as tecnológicas.
Ao longo de seu texto Moran tratar de vários fatores relacionados a internet que podem auxiliar no processo de escolarização.
A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas culturais
Marcelo Giordan
Universidade de São Paulo
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar o processo de introdução da internet em uma comunidade escolar, e verificar como o domínio e a apropriação da ferramenta cultural e os propósitos da ação mediada condicionam esse processo. A partir da descrição e análise desse processo, identificam-se os elementos condicionantes do domínio e da apropriação das ferramentas culturais, tendo como suposto o conceito de ambientes telemáticos. Definem-se ambientes da internet a partir do conceito de ferramenta cultural e das propriedades da ação mediada.
Descreve-se a introdução da internet em uma escola no curso de um programa de formação continuada, de onde se obtêm evidências da determinação dos propósitos e das formas de uso da ferramenta cultural pelos agentes sobre os processos de elaboração de significados, e de apropriação do correio eletrônico pelos professores e pela instituição. Analisam-se as modalidades discursivas observadas nos diálogos para explicar as ações internas e externas realizadas pelos professores, a partir das quais se discute a interação entre a estrutura discursiva e a estrutura das ações mediadas, bem como as funções do diálogo e da ferramenta cultural na elaboração de significados. Apresentam-se razões para se realizarem programas de formação continuada sobre o uso da internet, no interior da escola, justificadas pelas transformações observadas na ambiência de ensino e aprendizagem.
A Internet como nova mídia na educação
Paulo Sérgio Garcia
RESUMO
Este artigo procura contextualizar internet como uma nova mídia na educação. Primeiramente, mostra o surgimento da Internet no
cenário mundial e no Brasil. Depois, discute o uso pedagógico da rede enfatizando as formas de utilização na prática pedagógica. O
artigo aponta, ainda, as ferramentas da internet e como as mesmas podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.
ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS
José Manuel Moran
Resumo
Este artigo analisa como introduzir a Internet na Educação como uma nova mídia para a educação presencial e a distância. Focaliza principalmente o papel do professor como mediador, utilizando as novas tecnologias de forma mais participativa, trabalhando com projetos colaborativos e equilibarndo o presencial e o virtual e suas possibilidades.
A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores
Gilberto Lacerda Santos
Universidade de Brasília
RESUMO
Esta investigação objetiva o esclarecimento de modalidades de uso da internet em situações de ensino fundamental, em escolas das redes pública e particular do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa que empregou leitura qualitativa de dados quantitativos em que, por meio de questionários, entrevistas e observações diretas, abordamos a atuação de vinte professores para explicitar de que forma os conteúdos disponibilizados por meio da internet estão sendo apreendidos e trabalhados em sala de aula, o tipo de navegação nos hipertextos eletrônicos que tem sido proposto aos alunos e uma tipologia de modalidades de uso da internet na educação.
Os dados indicam que há quatro modalidades de navegação (aleatória e linear; orientada e problematizada; por meio de pedagogia de projetos e por meio de abordagens de construção de hipertextos). Indicam também que os professores são capazes de avançar em uma utilização mais interessante da internet como meio de ensino e de aprendizagem e que a escola, com seu ritmo e ritos, constitui uma amarra importante. Sem dúvida, há um clamor geral pela mudança. Se os alunos sentem-se pouco à vontade com a forma e o hermetismo com que as relações educativas vêm sendo conduzidas, o que é traduzido na prática por um desinteresse sistemático pela escola, o mesmo parece acontecer com os professores, sobretudo quando eles são cobrados por gestores, pais, alunos e teóricos da educação para assumirem posturas docentes para as quais eles não foram preparados.
Os dados indicam que há quatro modalidades de navegação (aleatória e linear; orientada e problematizada; por meio de pedagogia de projetos e por meio de abordagens de construção de hipertextos). Indicam também que os professores são capazes de avançar em uma utilização mais interessante da internet como meio de ensino e de aprendizagem e que a escola, com seu ritmo e ritos, constitui uma amarra importante. Sem dúvida, há um clamor geral pela mudança. Se os alunos sentem-se pouco à vontade com a forma e o hermetismo com que as relações educativas vêm sendo conduzidas, o que é traduzido na prática por um desinteresse sistemático pela escola, o mesmo parece acontecer com os professores, sobretudo quando eles são cobrados por gestores, pais, alunos e teóricos da educação para assumirem posturas docentes para as quais eles não foram preparados.
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8269
A influência da Internet no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita
Evanice Ramos Lima Barreto
Resumo
A Internet constitui um dos grandes avanços da comunicação humana. Através dela, é possível o contato com uma infinidade de informações, veiculadas pelos mais diversos gêneros de texto. Por isso, sendo um dos meios de comunicação que mais se expandiu no mundo, a Internet se apresenta como uma ferramenta indispensável no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho pretende apresentar os resultados de um estudo que tem por objetivo investigar, à luz dos pressupostos empreendidos por Soares (1998) e Dionísio (2005), qual o “lugar” da Internet no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, bem como até que ponto ela interfere de forma positiva e/ou negativa nesse processo. Para tanto, foram aplicados questionários a professores e alunos do Ensino Médio. A partir da análise dos dados, pretende-se verificar como a sobrecarga de informações, bem como o uso inadequado da Internet podem trazer implicações para o desenvolvimento dessas atividades.
Contudo isso, pudemos concluir que a internet apresenta-se de forma atraente, principalmente no inicio do processo escolar onde os alunos tem maior curiosidade de saber pra que servem tais ferramentas, no entanto é necessário que o educador tenha ciência de que esta tecnologia é só mais um apoio dentro e fora de sala de aula, e que será a partir do seu conhecimento e entendimento de necessidades que ele poderá educar com qualidade.
Bianca Devecchi RA: 913107943
Débora Ap. Perri RA: 913124152
Veruska Rodrigues RA: 913122223
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