Inglaterra/EUA, 2008
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman, baseado em livro de John Boyne
Elenco: Asa Butterfield (Bruno) ,Zac Mattoon O’Brien (Leon) ,Domonkos Németh (Martin), Henry Kingsmill (Karl), Vera Farmiga (Mãe), David Thewlis (Pai)
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman, baseado em livro de John Boyne
Elenco: Asa Butterfield (Bruno) ,Zac Mattoon O’Brien (Leon) ,Domonkos Németh (Martin), Henry Kingsmill (Karl), Vera Farmiga (Mãe), David Thewlis (Pai)
Duração: 1h32min
TRAILER
Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.
As conversas entre os dois meninos são de apertar o coração. A diferença entre eles e a forma como o judeu é maltratado incomodam na alma. Até o pai amoroso permanece impassível durante um espancamento de um judeu em frente de toda a família (afinal, como ele mesmo diz, “Judeus não são pessoas de verdade”). Apesar de toda a crueldade, o menino se torna fiel ao seu único amigo.
Desse laço de amizade, a ação leva Bruno até o último limite da sua curiosidade: estar dentro da cerca com Shmuel. tanto pra Bruno como para Shmuel, e a cena dos garotos se dando as mãos e finalmente apagando as supostas diferenças que os separam faz dos dois uma coisa só.
O filme fala da inocência, amizade, intolerância e crueldade, no entanto mostra claramente o que quer uma criança de apenas 8 anos, seu interesse em ter um amigo e em particular pela brincadeira. Ilustra com maestria como o psicológico infantil não foi influenciado e que a maldade não tomam espaço ocupado pela inocência.
RESUMO TEÓRICO DO FILME
A amizade costuma determinar, também através da sabedoria, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade.
A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo.
Faz parte da amizade não acentuar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los.
Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor de amigos.
Referências
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->↑ CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 51ª Edição.
http://fatea.br/fatea/cineclube/sinopse-da-semana-o-menino-do-pijama-listrado
JOSEFA DJALMA DOS SANTOS RA:913123466
LARISSA FERREIRA SILVA RA:913120123
LISLAINY MATIAS DE ANDRADE RA:913118442
PRISCILLA DE SOUSA RA:913117433
ROSELI DA SILVA OLIVEIRA RA:913121729
Nenhum comentário:
Postar um comentário