segunda-feira, 17 de junho de 2013

DIÁRIO DE LINGUAGEM CORPORAL

 Primeira dia de aula, sempre uma emoção!
Sou a descabelada do lado da professora, e o primeiro menino que gostei é o loirinho da primeira fileira <3
O Ultimo dia de Aula do ensino médio =) A felicidade por concluir uma parte longa da minha trajetória, e a ansiedade de novos desafios.

Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Na minha infância, no começo da minha vida escolar, só tenho recordações boas, tempos de brincar e aprender, de começar a interagir com o mundo, com os primeiros amiguinhos de nossas vidas, das descobertas do corpo.
Na primeira serie até a quarta percebi que sempre era a mais alta da turma, por isso sempre tive alguns apelidos, querendo ou não isso sempre me deixava um pouco triste, mais era aquilo tola lá da cá, da mesma forma que brincavam comigo eu brincava também. Os ótimos momentos, festas juninas, dias das mães aquela homenagem linda, as brincadeiras, as danças, músicas, essa é uma época que instiga na criança muita criatividade, imaginação, as lembranças das ótimas professoras que tive, e por algumas delas que escolhi esse curso.
Só que ai chegou o ensino fundamental II , lembro que foi um período um pouco difícil, pois tinha acabado de mudar de escola, amigos novos, casa nova, e ate se acostumar. Sempre fui para a igreja, e por isso surgia algumas brincadeiras que me deixavam realmente chateada, brincavam pelo simples fato de eu andar de calça jeans, de querer me maquiar, muitas meninas já quiseram até me bater por esse motivo, mais no final acabamos ficando todas amigas (tempos doidos), mais nunca deixei de ir para a igreja, nunca deixei de ir para a escola por esses motivos, acho que talvez por ter uma família unida, sempre fui muito apegada ao meu irmão, então nada disso deixou com que eu sofresse ou deixa-se de aproveitar a escola. Lembro que adorava as aulas de Educação Física, onde jogava vôlei (apesar da minha altura nunca me dei bem nesse esporte) beisebol, pular corta, pular elásticos, tinha campeonatos.
E o ensino médio, tempos que você quer que passe logo e agora você fica com saudades, amizades pra vida toda, hoje vejo que poderia ter aproveitado mais. 

Como eu vejo a minha relação com o corpo.
 Depende do dia e do humor que estou, brincadeira. Querendo ou não agente sempre quer mudar alguma coisa, emagrecer, mais isso é muito o que a mídia impõe, precisamos nos aceitar do jeito que somos, só assim possamos ser feliz, se eu vou me sentir mais bonita mais magra, eu estou fazendo isso primeiramente por mim, pela minha saúde, pelo meu bem estar, não pelo que os outros vão achar. Antes até me via estranha, conforme as modificações naturais do tempo. Sentia vergonha, coisas bobas. Hoje em dia, me sinto super bem, ando e me visto da forma que quero.


 O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal.
Acredito que a sua expressão corporal diz tudo sobre você. Seja no modo de se vestir, de se movimentar. E nessa disciplina tive uma ampla visão sobre a linguagem não-verbal que é tão importante quanto a falada.

Como foi meu desempenho nas atividades práticas.
Quando entramos nesse curso acabamos tendo uma nova visão sobre muitos assuntos, e com essas atividades puder prestar a atenção, em mim mesmo, quando estou apresentando um seminário, por exemplo, eu não consigo simplesmente ficar parada enquanto falo. Isso mostra ansiedade, medo. Ainda tenho muito o que aprender, mais acredito que entendi o que a matéria quer propor para nós futuros pedagogos.

Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola.
Podemos interferir de maneira positiva e significativa na evolução da criança na escola e no seu ensino-aprendizado, pois o professor pode olhar e perceber vários sinais que o corpo traz e ele pode ajudar a essa criança no seu desenvolvimento. Portanto é importante que tenha essa disciplina na formação do professor e que ele incorpore isso no seu dia-a-dia em sala de aula, só assim poderemos identificar alterações no corpo da criança que podem influenciar positivamente ou negativamente no aprendizado da criança. 









Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Durante a minha infância e adolescência não notei muitas mudanças, pois na minha concepção era uma coisa normal que eu ai passar por algumas faces. E a única coisa que escutava dos professores e familiares era que eu iria crescer e me torna uma mocinha, sendo assim podendo entender melhor as coisas. Mais só me dei contar desse desenvolvimento quando meu corpo começou a mudar na adolescência. 
Assim com um pensamento mais determinado, mais foco no estudo atitudes mais maduras.

 Como vejo a minha relação com meu corpo.
Meu corpo é uma extensão de mim, que reflete a minha personalidade, por isso cuido dele e me preocupo com a aparência e o seu bom funcionamento.

O que aprendi na disciplina de linguagem corporal.
Na disciplina de linguagem corporal pode perceber que a comunicação não necessariamente precisa ser verbal mais sim podendo ser não verbal apresentadas por expressões como gestos, risadas, satisfação. Podendo  compreender a importância do  do  corpo do individuo. 

Como foi meu desempenho nas atividades praticas.
 Nas atividades praticas tive um bom desempenho conseguiu desenvolver os assuntos abordados nas atividades, porém em aulas dinâmicas só observava mais com essas 

observações aprendi muito, pois a leitura do corpo do individuo é fundamental no nosso cotidiano. Porém adorei as dinâmicas do professor Aílton de Alcântara.

Como eu vejo a importância da linguagem corporal na escola.
A matéria de Linguagem Corporal nos permite abranger um conhecimento do individuo podendo ir além de palavras. Podendo se observar as expressões de cada individuo onde aprendemos que o corpo também se comunica. Na minha concepção a matéria de linguagem corporal deve ser apresentada no ensino infantil, pois ajudaria os alunos a ver as coisas com um conhecimento mais critico ate podendo ajudar no desenvolvimento do ser humano.




Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Eu era uma criança muito ativa, gostava de brincadeiras de meninos, como jogar bola e bolinha de gude. Já na adolescência me achava cheia, muito magra e sem graça muito diferente das minhas colegas.

Como vejo a minha relação com meu corpo.
Há pouco atrás eu não  aceitava muito bem o meu corpo, pois até meus 26 anos era magrinha após minha primeira gestação engordei  muito e até hoje continuo gordinha. Nunca me preocupei com  os padrões que a sociedade impõe, mas também penso que se aceitar não é se acomodar e sim fazer  o melhor de si, pois a plenitude vêm de dentro.

O que aprendi na disciplina de linguagem corporal.
Aprendi  que o desenvolvimento corporal é fundamental para as crianças em fase de crescimento. Por isso é necessário a prática de atividades físicas, estimulando o seu desenvolvimento.

Como foi meu desempenho nas atividades praticas.
As aulas práticas foram muito proveitosas para mim, pois sempre fui muito participativa.
Aprendi a lidar melhor com o meu corpo sempre respeitando o seu limite.

Como eu vejo a importância da linguagem corporal na escola.
É fundamental para que as crianças se desenvolvam de forma espontânea ,interagindo através de  atividades físico motoras, corporeidade e aplicando sempre atividades que possibilite a inclusão em sala aprendendo como o seu corpo funciona.






Como eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente
Quando criança foi um pouco difícil de perceber meu “corpo”, porém ainda sim percebia em determinadas brincadeira, mais só me liguei literalmente ao meu corpo na adolescência,quando o corpo vai mudando,onde fui entendendo as mudanças e fui conseguindo identificar o que estava mudando, como era e como estava ficando.

Como eu vejo a minha relação com o corpo
Meu corpo e muito importante para mim, porem não me preocupo somente com o meu físico, e sim saúde,muitas pessoas não se agradam com seu corpo, estão insatisfeitas mais nem se interessam em saber se o que as incomodam o que pode ser mudado.
Eu e meu corpo temos uma relação ótima, eu não vejo nada que pode ser mudado, que me incomode, para mim meu corpo esta e é perfeito,só tem a melhorar.

O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal
Costuma-se dizer que na comunicação cara a cara, e até mesmo na corpo-a-corpo, as palavras que falamos representam, na verdade, menos de 10% da mensagem que transmitimos, enquanto a linguagem corporal representa mais da metade da mensagem, pelo fato de trabalhar gestos e representações não verbais.

Como foi meu desempenho nas atividades práticas
Apesar de não ser tão participativa, consegui entender o que pode ser feito com o corpo, que ele é tão importante quanto a fala,acredito que fui bem empenhada nesta disciplina, tendo em mente uma valorização maior sobre o corpo.

Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola
É fundamento trabalhar linguagem corporal na escola, ate mesmo com que ira trabalhar com crianças pequenas que não sabem falar ainda, pois teremos que entender  o que ela esta transmitindo atrás do corpo, ou ate mesmo uma criança deficiente que perdeu a fala. O bom professor passa então passar a conseguir a domesticar de alguma forma aquele corpo, aderindo novas vivencias, movimentos e espaços.


Rose

Nos foi dado a oportunidade de conhecer e estudar uma nova disciplina a de linguagem corporal. Mas o que foi que aprendi com ela? Aprendi que corpo e mente são um só, que o corpo precisa expressar-se de forma simples e natural.
Mas estamos sendo "atrofiados", nossa mente está sendo treinada a não pensar com clareza, não termos opiniões críticas a respeito de qualquer assunto ficamos estagnados a assuntos que nos acrescenta pouco ou quase nada.Fazemos sempre o mesmo movimentos, tanto no trabalho, como nas escolas.
As máquinas não estão substituídos os homens, os homens é que estão transformado-se em máquinas.
A chance de mudarmos algo será começar a perceber que o corpo expressa muito mais do que aparenta, no andar, no sentar, como a cabeça fica de lado (como estivesse pesada), enfim a expressão corporal é nossa primeira linguagem, depois vem o pensar e falar.Sem esquecer das emoções que ficamos mais livres em expressa-las com sorrisos, lágrimas,braços abertos ou cruzados...
Como a criança é livre dessas amarras ela sempre coloca sua linguagem corporal em aberto, somente com a maturidade é que ela também fica esquematizada. Mas tudo isto não aconteceu de um dia para o outro, vem acontecendo ao longo da nossa história e o caminho contrário talvez demore muito tempo, mas conhecendo essa disciplina esperemos que esta mudança já esteja acontecendo.

JOSEFA DJALMA DOS SANTOS                RA:913123466
LARISSA FERREIRA SILVA                         RA:913120123
LISLAINY MATIAS DE ANDRADE             RA:913118442
PRISCILLA DE  SOUSA                                RA:913117433
ROSELI DA SILVA OLIVEIRA                     RA:913121729









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