Primeira
dia de aula, sempre uma emoção!
Sou a descabelada do lado da professora, e o primeiro menino que gostei é o loirinho da primeira fileira <3
Sou a descabelada do lado da professora, e o primeiro menino que gostei é o loirinho da primeira fileira <3
O Ultimo dia de Aula do ensino médio =) A felicidade por concluir uma parte longa da minha trajetória, e a ansiedade de novos desafios. |
Na minha infância, no começo da minha vida escolar,
só tenho recordações boas, tempos de brincar e aprender, de começar a interagir
com o mundo, com os primeiros amiguinhos de nossas vidas, das descobertas do
corpo.
Na primeira serie até a quarta percebi que sempre
era a mais alta da turma, por isso sempre tive alguns apelidos, querendo ou não
isso sempre me deixava um pouco triste, mais era aquilo tola lá da cá, da mesma
forma que brincavam comigo eu brincava também. Os ótimos momentos, festas
juninas, dias das mães aquela homenagem linda, as brincadeiras, as danças,
músicas, essa é uma época que instiga na criança muita criatividade, imaginação,
as lembranças das ótimas professoras que tive, e por algumas delas que escolhi
esse curso.
Só que ai chegou o ensino fundamental II , lembro
que foi um período um pouco difícil, pois tinha acabado de mudar de escola,
amigos novos, casa nova, e ate se acostumar. Sempre fui para a igreja, e por
isso surgia algumas brincadeiras que me deixavam realmente chateada, brincavam
pelo simples fato de eu andar de calça jeans, de querer me maquiar, muitas
meninas já quiseram até me bater por esse motivo, mais no final acabamos
ficando todas amigas (tempos doidos), mais nunca deixei de ir para a igreja,
nunca deixei de ir para a escola por esses motivos, acho que talvez por ter uma
família unida, sempre fui muito apegada ao meu irmão, então nada disso deixou
com que eu sofresse ou deixa-se de aproveitar a escola. Lembro que adorava as
aulas de Educação Física, onde jogava vôlei (apesar da minha altura nunca me
dei bem nesse esporte) beisebol, pular corta, pular elásticos, tinha
campeonatos.
E o ensino médio, tempos que você quer que passe
logo e agora você fica com saudades, amizades pra vida toda, hoje vejo que
poderia ter aproveitado mais.
Como eu vejo
a minha relação com o corpo.
Depende do dia e do humor que
estou, brincadeira. Querendo ou não agente sempre quer mudar alguma coisa,
emagrecer, mais isso é muito o que a mídia impõe, precisamos nos aceitar do
jeito que somos, só assim possamos ser feliz, se eu vou me sentir mais bonita
mais magra, eu estou fazendo isso primeiramente por mim, pela minha saúde, pelo
meu bem estar, não pelo que os outros vão achar. Antes até me via estranha,
conforme as modificações naturais do tempo. Sentia vergonha, coisas bobas. Hoje
em dia, me sinto super bem, ando e me visto da forma que quero.
Acredito que a sua expressão corporal diz tudo sobre você. Seja no modo
de se vestir, de se movimentar. E nessa disciplina tive uma ampla visão sobre a
linguagem não-verbal que é tão importante quanto a falada.
Como foi
meu desempenho nas atividades práticas.
Quando entramos nesse curso acabamos tendo uma nova visão sobre muitos
assuntos, e com essas atividades puder prestar a atenção, em mim mesmo, quando
estou apresentando um seminário, por exemplo, eu não consigo simplesmente ficar
parada enquanto falo. Isso mostra ansiedade, medo. Ainda tenho muito o que
aprender, mais acredito que entendi o que a matéria quer propor para nós
futuros pedagogos.
Como eu
vejo a importância da Linguagem Corporal na escola.
Podemos interferir de maneira positiva e significativa na evolução da
criança na escola e no seu ensino-aprendizado, pois o professor pode olhar e
perceber vários sinais que o corpo traz e ele pode ajudar a essa criança no seu
desenvolvimento. Portanto é importante que tenha essa disciplina na formação do
professor e que ele incorpore isso no seu dia-a-dia em sala de aula, só assim
poderemos identificar alterações no corpo da criança que podem influenciar
positivamente ou negativamente no aprendizado da criança.
Como eu percebi meu corpo na escola quando
criança ou adolescente.
Durante a minha infância
e adolescência não notei muitas mudanças, pois na minha concepção era uma coisa
normal que eu ai passar por algumas faces. E a única coisa que escutava dos
professores e familiares era que eu iria crescer e me torna uma mocinha, sendo
assim podendo entender melhor as coisas. Mais só me dei contar desse
desenvolvimento quando meu corpo começou a mudar na adolescência.
Assim com um pensamento
mais determinado, mais foco no estudo atitudes mais maduras.
Como vejo a minha relação com meu corpo.
Meu corpo é uma extensão
de mim, que reflete a minha personalidade, por isso cuido dele e me preocupo
com a aparência e o seu bom funcionamento.
O que aprendi na disciplina de linguagem corporal.
Na disciplina de
linguagem corporal pode perceber que a comunicação não necessariamente precisa
ser verbal mais sim podendo ser não verbal apresentadas por expressões como
gestos, risadas, satisfação. Podendo compreender a importância do
do corpo do individuo.
Como foi meu desempenho nas atividades praticas.
Nas atividades
praticas tive um bom desempenho conseguiu desenvolver os assuntos abordados nas
atividades, porém em aulas dinâmicas só observava mais com essas
observações aprendi
muito, pois a leitura do corpo do individuo é fundamental no nosso cotidiano.
Porém adorei as dinâmicas do professor Aílton de Alcântara.
Como eu vejo a importância da linguagem corporal na escola.
A matéria de Linguagem
Corporal nos permite abranger um conhecimento do individuo podendo ir além de
palavras. Podendo se observar as expressões de cada individuo onde aprendemos
que o corpo também se comunica. Na minha concepção a matéria de linguagem
corporal deve ser apresentada no ensino infantil, pois ajudaria os alunos a ver
as coisas com um conhecimento mais critico ate podendo ajudar no
desenvolvimento do ser humano.
Como eu percebi meu corpo na escola quando
criança ou adolescente.
Eu era uma criança muito ativa, gostava de
brincadeiras de meninos, como jogar bola e bolinha de gude. Já na adolescência
me achava cheia, muito magra e sem graça muito diferente das minhas colegas.
Como vejo a minha relação com meu corpo.
Há pouco atrás eu não aceitava muito bem o meu corpo, pois até meus
26 anos era magrinha após minha primeira gestação engordei muito e até hoje continuo gordinha. Nunca me preocupei com os padrões que a sociedade impõe, mas também
penso que se aceitar não é se acomodar e sim fazer o melhor de si, pois a plenitude vêm de
dentro.
O que aprendi na disciplina de linguagem corporal.
Aprendi
que o desenvolvimento corporal é fundamental para as crianças em fase de
crescimento. Por isso é necessário a prática de atividades físicas, estimulando
o seu desenvolvimento.
Como foi meu desempenho nas atividades praticas.
As aulas práticas foram muito proveitosas para mim, pois
sempre fui muito participativa.
Aprendi a lidar melhor com o meu corpo sempre
respeitando o seu limite.
Como eu vejo a importância da linguagem corporal na escola.
É fundamental para que as crianças se desenvolvam
de forma espontânea ,interagindo através de
atividades físico motoras, corporeidade e aplicando sempre atividades
que possibilite a inclusão em sala aprendendo como o seu corpo funciona.
Como
eu percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente
Quando criança foi um pouco difícil de perceber meu
“corpo”, porém ainda sim percebia em determinadas brincadeira, mais só me
liguei literalmente ao meu corpo na adolescência,quando o corpo vai
mudando,onde fui entendendo as mudanças e fui conseguindo identificar o que
estava mudando, como era e como estava ficando.
Como eu vejo a
minha relação com o corpo
Meu
corpo e muito importante para mim, porem não me preocupo somente com o meu
físico, e sim saúde,muitas pessoas não se agradam com seu corpo, estão
insatisfeitas mais nem se interessam em saber se o que as incomodam o que pode
ser mudado.
Eu
e meu corpo temos uma relação ótima, eu não vejo nada que pode ser mudado, que
me incomode, para mim meu corpo esta e é perfeito,só tem a melhorar.
O que eu aprendi
na disciplina de Linguagem Corporal
Costuma-se dizer que na comunicação cara a cara, e até
mesmo na corpo-a-corpo, as palavras que falamos representam, na verdade, menos
de 10% da mensagem que transmitimos,
enquanto a linguagem corporal representa mais da metade da mensagem, pelo fato
de trabalhar gestos e representações não verbais.
Como foi meu
desempenho nas atividades práticas
Apesar
de não ser tão participativa, consegui entender o que pode ser feito com o
corpo, que ele é tão importante quanto a fala,acredito que fui bem empenhada
nesta disciplina, tendo em mente uma valorização maior sobre o corpo.
Como eu vejo a
importância da Linguagem Corporal na escola
É
fundamento trabalhar linguagem corporal na escola, ate mesmo com que ira
trabalhar com crianças pequenas que não sabem falar ainda, pois teremos que
entender o que ela esta transmitindo
atrás do corpo, ou ate mesmo uma criança deficiente que perdeu a fala. O
bom professor passa então passar a conseguir a domesticar de alguma forma
aquele corpo, aderindo novas vivencias, movimentos e espaços.
Rose
Nos foi dado a oportunidade de conhecer e
estudar uma nova disciplina a de linguagem corporal. Mas o que foi que aprendi
com ela? Aprendi que corpo e mente são um só, que o corpo precisa expressar-se
de forma simples e natural.
Mas estamos sendo "atrofiados", nossa
mente está sendo treinada a não pensar com clareza, não termos opiniões
críticas a respeito de qualquer assunto ficamos estagnados a assuntos que nos
acrescenta pouco ou quase nada.Fazemos sempre o mesmo movimentos, tanto no
trabalho, como nas escolas.
As máquinas não estão substituídos os homens,
os homens é que estão transformado-se em máquinas.
A chance de mudarmos algo será começar a
perceber que o corpo expressa muito mais do que aparenta, no andar, no sentar,
como a cabeça fica de lado (como estivesse pesada), enfim a expressão corporal
é nossa primeira linguagem, depois vem o pensar e falar.Sem esquecer das
emoções que ficamos mais livres em expressa-las com sorrisos, lágrimas,braços
abertos ou cruzados...
Como a criança é livre dessas amarras ela
sempre coloca sua linguagem corporal em aberto, somente com a maturidade é que
ela também fica esquematizada. Mas tudo isto não aconteceu de um dia para o
outro, vem acontecendo ao longo da nossa história e o caminho contrário talvez
demore muito tempo, mas conhecendo essa disciplina esperemos que esta mudança
já esteja acontecendo.
JOSEFA DJALMA DOS SANTOS RA:913123466
LARISSA FERREIRA SILVA RA:913120123
LISLAINY MATIAS DE ANDRADE RA:913118442
PRISCILLA DE SOUSA RA:913117433
ROSELI DA SILVA OLIVEIRA RA:913121729
Nenhum comentário:
Postar um comentário