domingo, 16 de junho de 2013

Inclusão Digital na Educação




A inclusão trata-se do acesso a todos, hoje a tecnologia nos possibilita a interação com o mundo. A participação e informações sobre diferentes culturas, notícias, documentários, informações sobre o clima e até sobre meio de transportes públicos ou privados. Antes mesmo de sair de casa temos a facilidade de saber como vai ser o dia referente ao transporte e  se devemos levar um guarda-chuva ou não.
O mais importante é a possibilidade de nossos filhos a essa tecnologia, logicamente orientada e supervisionada pelos pais e professores que utilizam desta ferramenta para fins pedagógicos e em casa para efetuação de trabalhos e laser. A segurança desta ferramenta possibilita aos pais a decisão do que deixar  de acesso para seu filho navegar na internet ou não.
Hoje temos instituições de ensino estudando a tecnologia para somar ao aprendizado “educação e tecnologia lado a lado” trabalhando em parceria para o bem maior do aprendizado do aluno.

Abaixo temos uma Matéria do Fantástico que trata da tecnologia em escolas públicas. Veja!!!!

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/escolas-publicas-apostam-na-tecnologia-dentro-das-salas-de-aula.html


Os três Pilares da Inclusão Digital Por  Antonio Mendes da Silva Filho
Nos últimos anos, tem sido apregoado aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC’s, como são mais comumente conhecidas. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação. 
Para saber mais sobre esse artigo acesse o link:

http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/SILVA%20FILHO%20Os%20tres%20pilares.pdf



Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania
Resumo
Este artigo é o resultado de um esforço para conceituar inclusão digital, feito pelo Grupo de Estudos em Políticas de Informa ticas de Informação e Inclusão Digital (Gepindi), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, do Instituto de ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (Posici/ICI/UFBA). O texto discute inclusão digital à luz de outros conceitos encontrados na ciência da informação e em áreas correlatas. No imbricado entrelaçamento desses conceitos complexos, o resultado fi nal pretendido é um marco de compreensão para a vinculação entre ética e cidadania, de um lado, e educação para a informação na Internet ou information literacy education, de outro, com vistas à inclusão social.

O papel da interação humano-computador na inclusão digital.

O objetivo deste trabalho é divulgar a impotância da interação humano-computador para a inclusão digital. Aborda o desenvolvimento da tecnologia digital, apresentando seus beneficios sociais e destacando preocupações com relação a exclusão digital. Discute a inclusão digital, ressaltando o papel da interação humano-computador em seu beneficio.

Inclusão e exclusão digital

A exclusão e inclusão digital é hoje um dos principais temas de debates mundiais já que em alguns países menos da metade da população são incluídos digital.
Este vídeo mostra um pouco da realidade nacional e os debates mundiais sobre o tema aqui abordado.



                        Programa do Governo do Estado de São Paulo

Publicado em 24/04/2013
O primeiro-ministro da Macedônia, Nikola Gruevski, esteve nesta terça-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes, onde se reuniu com o governador Geraldo Alckmin. Os dois assinaram o protocolo de intenções para que São Paulo partilhe com o país europeu o conhecimento e a experiência do programa Acessa SP, de inclusão digital.

Quer saber mais sobre o programa Acessa SP, todas as informações estão no site:http://www.acessasp.sp.gov.br/
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário