quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cyberbullying:  um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando, insultando ou atacando covardemente.
  O termo é formado a partir da junção das palavras “bullying”, que significa intimidar ou humilhar uma pessoa, e “cyber”, termo associado a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbullying.
        O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos ofensivos e caluniosos. Por meio de leis anti-cyberbullying que atualmente vigoram, os agressores anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima.Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com freqüência  entre adultos.
        Em casos extremos, algumas vítimas de cyberbullying são atacadas de uma forma tão feroz que cometem suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na internet.

como evitar o cyberbullying: 


Existem muitas pessoas que sofrem cyberbullying e que muitas até chegam ao ponto de fugir de sites como orkut, twitter, Facebook, e-mail, etc. Vai umas dicas pra você evitar o cyberbullying:
ü    - Clinicas de tratamento, para tratar de problemas com bullying e cyberbullying, para quem faz o bullying e para quem já passou por isso. 
ü    -  Falar com a família e educadores, pode ajudar a evitar o isolamento do individuo, e dar apoio ou consolar.
ü    -  Manter cuidado com sites e pessoas desconhecidas, em sites de relacionamento e de comunicação. E evitar dar dados pessoais.
ü    - Deixar sempre os pais ou responsáveis sabendo das informações que passou, e tirar duvidas com eles quando a conversa com uma pessoa esta estranha.
ü    - Ensinar e relatar sobre cuidados e evidencias sobre o bullying e cyberbullying, isso faz com que as pessoas tenham consciência sobre isso.
ü    Se a situação persistir, incentive a vítima mudar a conta na qual o abuso ocorre, seja correio eletrônico, blog, ou outra.
ü    - Instalar software de prevenção de cyber-bullying.
ü    Se pesquisar na Internet, encontrará alguns programas que poderá instalar no seu computador para ajudar a prevenir este tipo de situação e/ou ajudar a identificar a origem do ataque.”
     Se toda a gente cumprir estes conselhos, o número de vitimas de cyber-bullying diminuirá muito.


Dayene Doná Simon         RA: 313103771
Thainá B.B de Santana   RA: 913120815

Nenhum comentário:

Postar um comentário