A comunicação que foca a linguagem corporal em sala de aula
a fim de que o professor possa identificar junto ao seu aluno possíveis
alterações em seu corpo que possam influenciar positiva ou negativamente em sua
aprendizagem e através da linguagem
corporal entende-se a linguagem visual, tátil, auditiva, comportamental e
afetiva, sendo esta linguagem que será relacionada com a educação escolar.
Para conceitualizar a linguagem corporal na educação
escolar, pode ser um ato de educar ou desenvolver a capacidade física,
intelectual e moral do ser humano visando a sua integração na sociedade.
Para Queiroz, educação é a ação exercida por meio de métodos
particulares, com o objetivo de desenvolvimento ou preparação social,
intelectual, moral, física, e afetiva de uma criança ou jovem. A transmissão da
cultura de uma geração para a outra. Civilidade, nível ou tipo de ensino.Segundo Weil é “pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você”, sendo assim um elemento essencial para a educação.
Como percebi meu
corpo na escola quando criança ou adolescente.
Na infância quando se vai a escola é sair do convívio apenas
familiar para o convívio social, fazer novas amizades, mas sem esquecer que é
um ambiente escolar, com regras e horários a serem cumpridos.
Em sala de aula onde a maioria dos professores utilizavam um
método de ensino repressor com aulas em
sua maioria teóricas e os alunos eram proibidos de se expressar.
Ao perceber meu corpo na adolescência percebi que me
encontrava “trancada em um ambiente “corpo” que não se revelava quem exatamente
eu era. Por algumas vezes a timidez me tomava, pois para sair ou fugir de um
paradigma era difícil, onde os valores que me passaram não me permitia sair. As
pessoas sempre me dizia que tinha um olhar de mistério, mas apesar desse
mistério fui aos poucos me libertando e mostrando quem realmente era apesar do
apelido de medusa por conta dos cabelos que eram bem compridos isso não me
afetou o meu desenvolvimento escolar.
Na escola vivemos experiencias marcantes umas boas como
amizades, o conhecimento adquirido e outras ruins como não poder se expressar
ou ser ridicularizado pelos colegas com apelidos ofensivos. Esses
acontecimentos fizeram parte do aprendizado e não afetaram o nosso desenvolvimento escolar.
Como vejo a minha relação com o meu corpo hoje.
Com o passar do tempo aconteceram mudanças e hoje me
relaciono melhor com o meu corpo que se tornou mais expressivo, pois ao me
comunicar utilizo movimentos com as mãos e faciais.
Hoje muita coisa mudou em meu corpo exceto meu nariz que
continua grande fora isso me sinto bem com o meu corpo se precisar mudar só
mudaria o nariz apenas, apesar desse pequeno detalhe sou feliz com meu corpo.
Percebe se a importância da relação que temos com o próprio
corpo é através dele que dizemos quem somos na maneira de se vestir , falar,
etc. É preciso que estejam em harmonia com sigo mesmo para viver bem .
O que eu aprendi na disciplina de linguagem corporal.
Aprendi a ter uma ampla visão do mundo ao meu redor as
pessoas com que convivo e as que tenho contato a ver o mundo com olhos de
“águia” olhos que me permite ver o que o que realmente as pessoas passam
através de seus olhares, gestos, fala e entre outras, sou grata por existir uma
matéria que nos deixa ver o mundo como ele realmente é e onde as pessoas pensam
que pode nos enganar.
E que educadores que são mediadores do conhecimento em salas
de aulas tem alunos mais participativos facilitando o aprendizado.
Como foi meu desempenho nas atividades práticas.
Acredito que meu desempenho foi bom apesar de não ter
participado em voz ativa, mas pude estar absorvendo um conhecimento que levarei
na bagagem especial.
As atividades práticas são importantes para o aprendizado tornando
fácil o entendimento do conteúdo proposto e consequentemente proporcionando um
bom desempenho para realiza-las.
Nos auxilia a ver se estamos atingindo os alunos em forma
geral e se os mesmos estão absorvendo o conhecimento transmitido.
A linguagem nos dá a oportunidade de saber um pouco da
personalidade de cada criança, auxiliando os educadores na escola, o educando pode estar usando em sala de aula
para auxilia-lo sabe-se que não é uma tarefa fácil de aplicar assim como os
conteúdos a serem ministrados, mas também com o auxilio, a linguagem corporal
faz um processo facilitador do ensino-aprendizagem sendo fundamental no cotidiano
escolar.
Referencias Bibliográficas
FABRIN Filomena de Carlo Salerno, Linguagem Corporal e
Educação Escolar uma mediação Possível. Apostila de Pedagogia 1° Semestre Linguagem Corporal,
PP.24-33.
Grupo RA
Ednalva Andrade 913115174
Michele Regina 913115160
Marilucia Castor 913110768
Raimunda de Santana
913121494
Nenhum comentário:
Postar um comentário