segunda-feira, 17 de junho de 2013

Linguagem Corporal


A comunicação que foca a linguagem corporal em sala de aula a fim de que o professor possa identificar junto ao seu aluno possíveis alterações em seu corpo que possam influenciar positiva ou negativamente em sua aprendizagem e  através da linguagem corporal entende-se a linguagem visual, tátil, auditiva, comportamental e afetiva, sendo esta linguagem que será relacionada com a educação escolar.
Para conceitualizar a linguagem corporal na educação escolar, pode ser um ato de educar ou desenvolver a capacidade física, intelectual e moral do ser humano visando a sua integração na sociedade.
Para Queiroz, educação é a ação exercida por meio de métodos particulares, com o objetivo de desenvolvimento ou preparação social, intelectual, moral, física, e afetiva de uma criança ou jovem. A transmissão da cultura de uma geração para a outra. Civilidade, nível ou tipo de ensino.
Segundo Weil  é “pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você”, sendo assim um elemento essencial para a educação.



 


Como percebi  meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Na infância quando se vai a escola é sair do convívio apenas familiar para o convívio social, fazer novas amizades, mas sem esquecer que é um ambiente escolar, com regras e horários a serem cumpridos.
Em sala de aula onde a maioria dos professores utilizavam um método de ensino repressor  com aulas em sua maioria teóricas e os alunos eram proibidos de se expressar. 
Ao perceber meu corpo na adolescência percebi que me encontrava “trancada em um ambiente “corpo” que não se revelava quem exatamente eu era. Por algumas vezes a timidez me tomava, pois para sair ou fugir de um paradigma era difícil, onde os valores que me passaram não me permitia sair. As pessoas sempre me dizia que tinha um olhar de mistério, mas apesar desse mistério fui aos poucos me libertando e mostrando quem realmente era apesar do apelido de medusa por conta dos cabelos que eram bem compridos isso não me afetou o meu desenvolvimento escolar.
Na escola vivemos experiencias marcantes umas boas como amizades, o conhecimento adquirido e outras ruins como não poder se expressar ou ser ridicularizado pelos colegas com apelidos ofensivos. Esses acontecimentos fizeram parte do aprendizado e não afetaram o nosso  desenvolvimento escolar.
  Como vejo a minha relação com o meu corpo hoje.
Com o passar do tempo aconteceram mudanças e hoje me relaciono melhor com o meu corpo que se tornou mais expressivo, pois ao me comunicar utilizo movimentos com as mãos e faciais.
Hoje muita coisa mudou em meu corpo exceto meu nariz que continua grande fora isso me sinto bem com o meu corpo se precisar mudar só mudaria o nariz apenas, apesar desse pequeno detalhe sou feliz com meu corpo.
Percebe se a importância da relação que temos com o próprio corpo é através dele que dizemos quem somos na maneira de se vestir , falar, etc. É preciso que estejam em harmonia com sigo mesmo para viver bem .
 
O que eu aprendi na disciplina de linguagem corporal.
Aprendi a ter uma ampla visão do mundo ao meu redor as pessoas com que convivo e as que tenho contato a ver o mundo com olhos de “águia” olhos que me permite ver o que o que realmente as pessoas passam através de seus olhares, gestos, fala e entre outras, sou grata por existir uma matéria que nos deixa ver o mundo como ele realmente é e onde as pessoas pensam que pode nos enganar.
E que educadores que são mediadores do conhecimento em salas de aulas tem alunos mais participativos facilitando o aprendizado.
 
Como foi meu desempenho nas atividades práticas.
Acredito que meu desempenho foi bom apesar de não ter participado em voz ativa, mas pude estar absorvendo um conhecimento que levarei na bagagem especial.
As atividades práticas são importantes para o aprendizado tornando fácil o entendimento do conteúdo proposto e consequentemente proporcionando um bom desempenho para realiza-las.
 Como eu vejo a importância da linguagem Corporal na escola.
Nos auxilia a ver se estamos atingindo os alunos em forma geral e se os mesmos estão absorvendo o conhecimento transmitido.
A linguagem nos dá a oportunidade de saber um pouco da personalidade de cada criança, auxiliando os educadores na escola, o  educando pode estar usando em sala de aula para auxilia-lo sabe-se que não é uma tarefa fácil de aplicar assim como os conteúdos a serem ministrados, mas também com o auxilio, a linguagem corporal faz um processo facilitador do ensino-aprendizagem sendo fundamental no cotidiano escolar.
 
 

Referencias Bibliográficas
FABRIN Filomena de Carlo Salerno, Linguagem Corporal e Educação Escolar uma mediação Possível. Apostila de Pedagogia 1° Semestre Linguagem Corporal, PP.24-33.
 
Grupo                                     RA
Ednalva Andrade                 913115174
Michele Regina                    913115160
Marilucia Castor                  913110768
Raimunda de Santana        913121494

Nenhum comentário:

Postar um comentário