sábado, 15 de junho de 2013

Linguagem Corporal na Escola / Linguagem Corporal

Já ouvimos muito dizer que o corpo fala, e sempre entendemos isso como uma frase feita, onde o corpo fala o que a mente contém. É possível perceber o estado de um indivíduo através de sua postura corporal.
Observando o nosso corpo quando adolescentes, na escola, tudo era novidade e a curiosidade de experimentar novas sensações e emoções eram aguçadas principalmente pelas nossas relações interpessoais. Estas relações, de alguma forma, fazem com que nosso corpo não estivesse só, pois percebemos afinidades e até tomamos atitudes a partir destas. Já as disciplinas, ou matérias que eram ensinadas a nós, nos permitiram que tomássemos nossas decisões para o futuro. Por exemplo, tínhamos as nossas preferidas e as não preferidas, e por incrível que pareça, o nosso corpo reagia a cada uma delas. Nas disciplinas que gostávamos mais, a empolgação com tal era tanta que, as discussões eram mais complexas e até divertidas, já nas matérias que não eram muito “a nossa cara”, o comportamento era de se cumprir algo e apenas conseguir notas. Estava ligado à isso também a rejeição ou a boa relação com um professor por causa de sua disciplina, identificávamos e colocávamos á frente as dificuldades que tínhamos em uma disciplina impossibilitando assim um convívio professor-aluno.
Hoje, a relação que estabelecemos com o nosso corpo é de entendimento maior, sabemos que ele só tem de mudar ao passar do tempo, por razões fisiológicas e psicológicas também, pois nossas atitudes com nosso corpo são tomadas a partir do nosso pensamento.
A linguagem corporal nos fez entender mais sobre a frase “o corpo fala”, pois este “fala” mesmo, e estas “falas” se dão através do processo histórico-social e de experiências ao longo de nossa caminhada.
Na vida acadêmica, entendemos que nosso corpo tem que ter postura acadêmica, assim o desempenho torna-se dificultoso e o nosso corpo vai ser mais necessitado, entendemos também que corpo e mente trabalham juntos, e que se em nossa mente o foco for trabalhar e se esforçar nossos objetivos serão alcançados. A vitória e a sensação de dever cumprido serão expostas pelo nosso corpo. Enquanto pedagogos exercendo esta função, saber a importância de identificar linguagem corporal em nossos alunos, como cada um se comporta diante a nós, será extremamente importante para um trabalho prazeroso e com melhores resultados. E a relação professor-aluno será saudável e sem qualquer tipo de bloqueios.

Daiane Tavares
Rosiléia Cruz
Tatiane Holanda

RA:913118220
RA:913121453
RA:913117077


Nenhum comentário:

Postar um comentário