domingo, 19 de maio de 2013

Orientações de como utilizar o Blog

Olá turma, essa publicação está destinada a como utilizar o blog, como fazer o login, postagens, inserir imagens, editar etc, vamos utilizar um tutorial que já está disponível no blog da turma do ano passado(2012), feito pela nossa Monitora de tecnologias Rebeca.

Para fazer o login, o usuário será o mesmo do e-mail da sala, a diferença e que invés de hotmail.com será Gmail.com a senha é a mesma do e-mail da sala também.

Lembrando que podemos editar o nome do blog, plano de fundo.


DANDO INÍCIO AO BLOG


Assim que você entra no blog no lado direto da tela é só clicar no Login



Você ira entra na tela onde irá digital o usuário e a senha, que é o mesmo e-mail e senha da sala a diferença que o e-mail e Gmail.



No painel administrativo é apenas clicar sobre o nome do blog já existente. RODA PEDAGOGICA



Nessa pagina podemos notar que há varias opções e algumas delas fazem a mesma ação, as principais são "Nova postagem"  que é representado no botão laranja com o mesmo nome e no botão com a imagem de um lápis, e "Visualizar postagens", representada como "Postagens" na lateral e no botão superior com a imagem de folhas de papel. As demais são configuração de funcionamento do site. 


Clicando em Postagens você terá acesso as postagens já feitas e informações como quem publicou, quantos comentários e visualizações ela teve, porém, é muito importante que tenham cuidado porque inicialmente quando acessarem por essa pagina as publicações pode acabar editando ou apagando, então não entrem em publicações que não seja do seu grupo e tenha cautela quando entrar na própria publicação.


NOVA POSTAGEM

Clicando em "nova postagem" ou no botão com o desenho do lápis irá abrir uma pagina muito parecida com a do Word do Office (programa de edição de texto comum em computadores). Na folha em branco pode ser inserida as imagens e o texto, para isso deve ser utilizada a barra de ferramentas que fica na parte superior da folha.


Como podemos ver na imagem os comandos são basicamente os mesmos de formatação do Word, mas os comandos do Blog são um pouco limitados, como tamanho de fonte e as fontes disponíveis  devemos manter um padrão visual, por conta disso todo o corpo do texto deve estar em Arial tamanho Normal, anotações e títulos podem estar com cor e tamanhos diferentes, use cores com moderação. ;)

Na lateral da pagina haverá configurações de postagens, elas já estão programadas da forma automática de postagem. Não é necessária a modificação mas se for do interesse em "Marcadores" o Autor pode inserir palavras chaves que servem como fonte de pesquisa na internet. 
  • Na opção "Programar" pode ser selecionada uma data para a publicação já feita ficar disponível no blog para visualização, como por exemplo, tenho uma publicação especial de natal e não posso ficar online para publicar no dia, eu vou em "Programar" e seleciono a data. 
  • "Link Permanente" e "Local", não são necessários no nosso formato de blog , normalmente é usado em blogs com fins pessoais ou quem usa o celular para localizar o local de onde está sendo feita a publicação. 
  • Em Opções o Autor pode alterar a publicação para como pro exemplo não ter comentários ou ter comentários moderados (comentários que só ficam visíveis após a aprovação do autor do Blog).


Muito bem agora você já entendeu como funciona e começou a escrever no Blog... "opá, eu quero colocar uma imagem muito linda no texto que encontrei que fala sobre Amigos imaginários e sua importância na infância". O que você precisa fazer é, escolher uma imagem e já ter ela salva no computador e selecionar o ícone de imagem na barra de tarefas.



Quando selecionar irá abrir uma nova janela, selecione "escolher arquivos".

Você será direcionado aos arquivos do computador e poderá escolher a imagem que já foi escolhida previamente. Muito cuidado com a imagem escolhida, toda a imagem colocada em um texto deve ter alguma ligação com o tema exposto.


Quando selecionar a imagem dos arquivos ela vai ficar carregada no próprio blog como se fosse uma pasta, você pode carregar mais de uma imagem por vez, mas uma grande quantidade de imagens pode travar e afetar sua publicação.


Adicionando a imagem escolhida na sua folha você poderá escolher o tamanho e a posição, se quer que fique ao centro a direita ou a esquerda.


Agora com o texto escrito titulo colocado (MUITO IMPORTANTE COLOCAR TÍTULO) e a imagem escolhida você deve selecione "visualizar" que fica na parte superior da pagina 

Selecionando essa opção irá abrir uma nova pagina onde você visualiza como sua publicação vai ficar quando clicar em "Publicar" que encaminha seu trabalho para o blog.


PORQUE É IMPORTANTE VISUALIZAR ANTES DE PUBLICAR?
Se selecionar um tamanho muito grande a imagem irá ficar desproporcional ao blog irá sair da pagina de visualização do texto, afeta a temática geral do blog e pode influenciar na nota também.

Clicando em publicar o conteúdo será encaminhado para o blog e toda vez que acessarem "Postagens" no painel de administração do blog a publicação estará disponível.




http://pedago-arte.blogspot.com.br/2012/11/tutorial_27.html

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